Ø G®¡†ö ðö Þöë†ä

Ø G®¡†ö ðö Þöë†ä
Visto-me com as cores do arco-íris, e desenho-te um beijo no poema.


Não sei se sonhei a dormir ou acordado. Tudo se passava num lugar estranho, talvez numa vida que a memória não regista. Fazia muito frio e era noite e no cubículo de madeira as vidraças estavam partidas. Havia uma pequena lareira com um pote de barro a fumegar e o frio cortava como vidro. Falávamos outra língua e estávamos rotos e de joelhos nus. Abraçavamo-nos fortemente com medo e frio. Lá fora, muito ao longe, ouviam-se bombardas dispersas, ou seriam trovões? Estavas lívida e tinhas os cabelos negros desalinhados para esconder o pavor do olhar. Afagava-te o rosto e dizia-te palavras que não entendia e cada vez te aconchegavas mais a mim. Não sei se eras minha irmã ou minha amada. O frio e o medo não dava para distinguir. O nosso futuro era aquele presente de pesadelo.Uma luz suave e um tanto inesperada entrou pelo lugar dos vidros partidos. Levantamo-nos lentamente e a medo percorremos os três passos que nos separavam da porta semi destruída. Era uma estrela que brilhava na negrura da noite e nós acompanhámo-la.Quando nada se tem e nada se sabe, qualquer sinal nos dá alento para caminhar.

36 comentários:

MEU DOCE AMOR disse...

Belo demais querido Efeneto.Qualquer sinal dá-nos alento sim.Que fiquem então todos os sinais das mais belas estrelas para iluminar sempre a amizade de todos que aqui vêm.

Beijinho doce

GMV disse...

Querido Efeneto,

que essas estrelas façam de cada dia um dia feliz... mesmo que não seja Natal.

Beijos.

meu cantinho disse...

"Qualquer sinal nos dá alento para caminhar"
Lindas as tuas palavras ,e o meu caminhar vem dar aqui para te ler .


beijinhos

Sonho & Sedução disse...

Que venham os sinais...
Senti saudades de seu cantinho e confesso q adorei as mudanças...
Beijo com Carinho

Olhos de mel disse...

Oie lindo! Sonhar e sonhos maravilhosos, nos faz acreditar em uma caminha de luz e esperança.
Que essa luz leva a você: paz, amor e tudo que lhe engrandeça como ser humano, como pessoa, lhe fazendo feliz!
Bom fim de semana! Beijos
Saudade de você, viu?

OPORTUNIDADE disse...

Olá:

Vim ver este lugar tão bonito que me dá alento para caminhar.

Um texto muito bonito.

Continuemos a caminhada.

Um beijo

MEU DOCE AMOR disse...

Venho desejar um bom fim de semana e deixar um beijinho doce

Carla disse...

assim é...há estrelas nas pessoas de quem gostamos
beijos

Papoila Sonhadora disse...

Olá! Desde já um aprazível lugar. Amei, de uma forma especial a última frase: a beleza do mínimo sinal, da pequenez, da ausência do Saber... O detalhe do nada... Mto significativa a imagem da luz suave que entra pelos vidros partidos, estilhaços que parecem inertes, onde um amontoado de pequenas partículas, ossos gastos de um cadáver( porque é assim que vejo a imagem dos vidros), que recebe a Vida, a Luz, uma Luz suave. Vale a pena pensar que os estilhaços escondem algo, permitem beleza que poucos olhares acedem.
Trata-se, sem dúvida, de "Vida que a memória não regista."
Doce bj,
Sandra ferreira,

Maria, Simplesmente disse...

Eu penso não me ter enganado na porta. Espero que seja aqui o novo lugar do poeta.
Vejo que não me enganei... pela asssinatura vejo que é.
Até que enfim o regresso e em grande forma
Obrigada a visita e como sou de beijos um beijo para si.
Obrigada
Maria

FERNANDA & POEMAS disse...

Olá querido Efeneto... Bem-vindo a nós meu Amigo... Quantas saudades... Muitas!... Adorei o teu poema como sempre aquela qualidade de que é apanágio o teu blogue... Grata pela visita á minha humilde casinha... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Olhos de Mel disse...

Oie lindinho! Gostei imansamente de lhe ver por lá! Você faz falta, viu?
Que sua semana seja de realizações, paz e amor!
Beijos

gotadevidro disse...

Por vezes os sonhos são indestintos...

Não sabemos se o real tem uma sintonia com o imaginário, ou se anuncia algo.

Obrigada pela visita

beijinho

:):)

le baladin disse...

l'espoir de l'humanité reste toujours présent et se battre pour la liberté de notre âme nous apportera la lumière éternelle !!! amitiés amigo phil

marie disse...

Que la Lumière afflue dans la pensée des hommes, que la Lumière et la Paix descende sur Gaïa!
Et que l'esprit de Noël inonde ton coeur et rayonne en toi et autour de toi.
Marie.

rosa dourada/ondina azul disse...

Que essa estrela brilhe e que lhe dê o alento necessário !

Bos semana,
Beijinho,

lua prateada disse...

BENVINDO querido amigo!.......
Quanta falta....
É verdade migo quando nada se tem qualquer coisa nos dá alento,basta ter esse qualquer coisa que infelizmente nem isso por vezes se tem...
Cuida-te migo e que essa estrela te siga sempre e tu a ela...
Beijinho prateado com carinho

SOL

Oliva verde disse...

É bom retornar a este lugar! Já tinha saudades!
Melhor é saber-te aqui, já recomposto e pronto para continuares a presentear-nos com as tuas palavras!
Obrigada
Beijinhos

Clarinda Galante disse...

Olá meu "duende"!!!! Que boim saber-te de volta!Adorei o teu post.
Jinhos mil

Sahmany disse...

Oi Efeneto, bom dia!
Abração pra vc.

tulipa disse...

Hoje, embrulhada numa manta espreito o teu cantinho. Dia de verdadeiro Inverno, chuva, frio e vento, que mais se pode pedir?
Eu cá queria um grande nevão, uma unica vez na vida gostaria de estar por dentro das janelas a observar um nevão a sério.

Por cá fiz uma homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira, no dia dos seus 100 anos.

Bom fim de semana.
Beijokas.

mundo azul disse...

...sim! Na hora de profundo desespero, qualquer faísca, se torna uma fogueira...


Excelente o seu texto!


Beijos de luz...

Betty Branco Martins disse...

.querido______Efeneto










FESTAS FELIZES:)_______MUITA





.PAZ_____para o mundo

.SAÚDE______para todos nós

.MUITO AMOR_____no coração de cada "homem"


.UM GRANDE SORRISO_____no rosto de cada criança

.UM OLHAR PARA CADA IDOSO____e ver uma fonte de sabedoria_______...



._________e que se diga_____




"FESTAS FELIZES" TODOS OS DIAS:))





beijO______ternO

com amizade

Anna disse...

Olá amigo, que bom que está de volta, sinta-se muito bem acolhido pelos amigos que lhe presam, vc fez muita falta em nosso meio. Que bom que o poeta resolveu novamente gritar!
Tenha um lindo domingo e uma semana recheada de amor, carinho e alegrias. Te apresento meu novo espaço tbm, teremos enorme prazer em receber vc no nosso ninho.

Cöllyßry disse...

A memoria tudo regista, bem vindo

Festas felizes



...._.;_“.-._
...{`--..-.“_,}
.{;..\,__...-“/}
.{..“-`.._;..-“;
....`“--.._..-“
........,--\\..,-“-.
........`-..\(..“-...\
...............\.;---,/
..........,-““-;\
......../....-“.)..\
........\,---“`...\\
....._.;_“.-._ Terno beijo



ölhår_Îñðîscrëtö...Å ¢µ®¡ö§¡dädë

espelhodesombras disse...

Olá amigo Efeneto, tuas vidraças partidas em cubículos de sonhos, leva-te a esses registros rotos pelo tempo, mas que voltam em formas metafóricas, trazendo essas migalhas das quais te alimentas. A poesia.
Belo texto.
João costa Filho

Entre "aspas" disse...

Uma mudança radical e um regresso em pleno,fiquei muito feliz com o teu regresso, e quanto ao "resto" que tudo corra pelo melhor.
Por vezes basta uma palavra dita na hora certa para tudo se tornar melhor.
Bom início de semana
Bjs Zita

carla granja disse...

olá amigo! lindo demais li e reli
Amigo,como ando oucupada com a venda do meu livro ,ja postei um poema de Natal para todos voçês e cá espero a tua visitinha
bjos e boa semana
...._.;_“.-._
...{`--..-.“_,}
.{;..,__...-“/}
.{..“-`.._;..-“;
....`“--.._..-“
........,--\..,-“-.
........`-..(..“-...
................;---,/
..........,-““-;
......../....-“.)..
........,---“`...\
....._.;_“.-._ Terno beijo
carla granja

fotógrafa disse...

Então qué feito de ti? vê lá se apareces de vez e produzes...rsrsrs
não me digas que hibernaste...
abraço

Paula Raposo disse...

Sem dúvida!!! Que estejas bem. Muitos beijos.

Sunshine disse...

Bem vindo e que permaneça sempre entre as amizades.

Que a luz das estrelas possa iluminar os caminhos da vida e aquecer o coração.

Um Bom Natal, para si e toda a familia.

Bjs

Perla disse...

Um abraço reconforta do frio que se sente!

Votos de um Santo e Feliz Natal e um Luminoso Ano Novo de Paz e Esperança!

Abraço

le baladin disse...

je reviens te voir pour te souhaiter de très bonnes fêtes de fin d'année !!! amitiés amigo phil

Olhos de mel disse...

Meu doce poeta! Espero que esteja bem e que no próximo ano, se faça presente entre os amigos, que tanto sentem sua falta!
Eu queria que o Natal voltasse a ter seu verdadeiro sentido, porque o apelo do comércio transformou-o, apenas, em troca de presentes e assim perpetua e acentua ainda mais a discriminação social, porque é um dia imensamente triste para crianças pobres, que não podem ter papai noel, nem uma ceia digna.
FELIZ NATAL e que o ANO NOVO seja de realizações, paz, saúde e amor!
Beijos

Lucinha disse...

uauuuuuuuuu que coisa boa,poxa sentindo sua falta meu anjo, finalzinho de ano e venho aqui para desejar lindos dias a vc até 2009...Gratidão é uma sensação tão agradável...
Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol.
De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada.
Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam.
As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade.
Obrigada, por se importar comigo, isso ilumina o meu viver.
beijos carinhososss

LuzdeLua disse...

Senhor,
quero neste Natal
armar uma árvore dentro do meu coração
e nela pendurar,
em vez de presentes,
os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e os de perto.
Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que as vezes ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que sem querer magoei ou, sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me são conhecidos apenas pelas aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.
Uma árvore de raízes muito profundas,
para que seus nomes
nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito extensos,
para que novos nomes,
vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos existentes.
De sombra muito agradável,
para que nossa amizade seja um momento de repouso,
nas lutas da vida.

Que o Natal esteja vivo
em cada dia do Ano Novo que se inicia,
para que as luzes e cores da vida
estejam presentes em toda a nossa existência,
e concretizem com a ajuda de Deus,
todos os nossos desejos.

Feliz Natal!
Beijos com carinho

Seguidores

Creative Commons License Esta obraestá licenciada sob uma Licença Creative Commons.